Tudo que você escolhe comer tem grande impacto na saúde do seu organismo. Vamos te explicar essa relação direta entre sua nutrição, saúde e bem estar físico e mental.
Por que nos alimentamos?
Para que o corpo humano funcione perfeitamente ele necessita de uma variedade de alimentos como vitaminas, sais minerais, proteínas, glicose e lipídios. Esses alimentos são fundamentais para que os órgãos desempenhem seu papel perfeitamente.
A energia liberada pelos alimentos é chamada de caloria, que tem relação com o calor que cada alimento libera após as reações químicas ocorridas após sua metabolização e digestão. As calorias fornecem ao corpo a energia necessária para seu funcionamento.
O desequilíbrio entre consumo de calorias e gasto energético do organismo tem consequências. O consumo excessivo de calorias leva o corpo a armazená-las no tecido adiposo, causando sobrepeso e obesidade. Quando o consumo é menor do que o necessário e não há reserva no tecido adiposo, o organismo retira a energia dos músculos, causando perda de massa muscular.
Uma alimentação adequada previne falta de nutrientes específicos no organismo e supre necessidades alimentares especiais, como doença falciforme, hipertensão, diabetes, câncer, doença celíaca (intolerância ao glúten), além de reduzir sobrepeso e obesidade e evitar desnutrição.
A importância da alimentação equilibrada
Pesquisas comprovam que uma alimentação equilibrada é fundamental para prevenção e tratamento de doenças. Através da alimentação é possível promover, recuperar e manter a saúde e para isso existe um profissional especializado: o nutricionista!
É ele quem elabora um diagnóstico nutricional e prescreve dietas e suplementos nutricionais para pacientes saudáveis ou com problemas de saúde. Seu objetivo é promover e proteger a saúde das pessoas para seu desenvolvimento com qualidade de vida, prevenindo e cuidando de problemas relacionados à alimentação.