Já chegou o verão e a estação mais animada do ano requer cuidados com a saúde. Os dias limpos e quentes pedem mais atividades ao ar livre, dias inteiros na praia ou na beira da piscina, bebidas geladas e muito mais. Os dias ensolarados também exigem mais cuidados para proteger a pele do sol, da umidade, manter o corpo hidratado e evitar o cansaço excessivo que o calor causa. Para manter o seu bem-estar elencamos 7 cuidados que você deve ter com a sua saúde para curtir o verão sem medo!
Beba muita água
O corpo humano precisa de água em todas as estações, mas as altas temperaturas do verão aumentam ainda mais essa necessidade. O calor faz o corpo liberar líquidos com mais facilidade, eliminando bastante água pela transpiração, além da urina. O suor elimina líquidos e sais minerais que são repostos quando a água é ingerida. Eduque-se para beber dois litros de água por dia: você pode usar despertador, aplicativos para smartphone e sempre sair de casa com uma garrafinha.
Proteja-se do Sol
No verão a radiação solar incide com maior intensidade sobre nosso hemisfério, aumentando os riscos de queimadura, câncer de pele e outros problemas. Por isso é necessário usar filtro solar todos os dias durante o verão, e não somente nos dias de praia e piscina. Evite se expor ao Sol entre 10h e 16h, use sempre óculos de Sol e acessórios de proteção: chapéu, boné, guarda-Sol, roupas com proteção UV e outros.
O protetor deve ser reaplicado a cada três horas, abrangendo sempre orelhas e lábios. A Sociedade Brasileira de Dermatologia salienta a importância de proteger cicatrizes: as novas podem ficar escuras com a exposição sem proteção e as antigas apresentam risco de desenvolvimento de tumores. Utilize protetor solar ou barreiras físicas: esparadrapos, adesivos etc.
Aprenda a ser prevenir do principal vilão para quem toma muito Sol! Leia nossas 5 dicas para prevenir o câncer de pele no verão.
Mantenha a alimentação leve e equilibrada
É comum o calor diminuir a fome. Aproveite a estação para ingerir alimentos leves, frescos e de fácil digestão. Frutas e verduras atendem a esses requisitos e alguns deles ainda possuem bastante água, contribuindo para a hidratação. Alimentos gordurosos devem ser evitados para evitar mal-estar, já que a digestão fica mais lenta em períodos de temperatura mais altas.
DICA ESPECIAL: alimentos com carotenóides ajudam na prevenção dos danos causados à pele pelo Sol. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba e outras frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha contêm essa substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante.
Evite a proliferação dos fungos
A estação mais quente do ano é propícia para a proliferação de fungos. Seja porque o excesso de calor aumenta a transpiração, deixando frequentemente nossas roupas molhadas, ou porque vamos à praia ou piscina e damos mergulhos, deixando biquínis e sungas molhados. É nesse ambiente úmido que há maior contaminação, por isso é importante manter o corpo seco sempre que puder para evitar as micoses. Já as mulheres têm mais chance de desenvolverem doenças ginecológicas causadas por fungos, como a candidíase, por isso é importante evitar ficar de biquíni molhado por muito tempo.
Use roupas leves
Já falamos sobre como o calor do verão aumenta a transpiração. Para facilitar esse processo e ficar mais confortável, é indicado usar roupas mais soltas de tecidos leves e claros, de preferência tecidos naturais, já que os sintéticos dificultam a ventilação. O contato da pele com o suor pode causar brotoejas – pequenas bolhas transparentes ou bolinhas vermelhas – um problema comum em bebês, mas que também surge em adultos. Evitar locais abafados propícios ao aumento da transpiração também pode prevenir o problema.
Mantenha o cuidado em locais públicos
Previna-se de problemas causados por fungos também nos locais públicos tomando alguns cuidados simples: use chinelos na praia, na piscina, sauna e outros; deite-se sempre sobre toalhas e cangas quando estiver na praia ou na piscina; tome um banho frio ou morno usando sabão neutro quando voltar desses ambientes.
Proteja-se do mosquito da dengue
As chuvas e o calor intenso são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya. Verifique se sua casa possui possíveis focos da dengue e ensine a amigos, vizinhos e familiares alguns cuidados básicos para evitar água limpa parada. Mantenha a sua caixa d’água fechada, remova obstáculos para passagem de água nas calhas, use areia em pratos e vasos de plantas, acabe com recipientes que possam acumular água de chuva, mantenha lixeiras fechadas etc. Para se proteger do mosquito, use repelente.
DICA: existem plantas que são repelentes naturais de mosquitos, como boldo, alecrim, tomilho e outras.
E aí, gostou do nosso texto ‘Verão: 7 dicas para cuidar da saúde’? Tem mais alguma sugestão?
Não se esqueça: se tiver qualquer desconforto durante o verão, procure um médico e não faça automedicação. A Popclini, sua clínica popular em Porto Seguro, possui profissionais qualificados prontos para cuidar da sua saúde com consultas a preços populares.