Se você quer saber qual é o médico que trata a ansiedade, hoje vamos esclarecer. Mas antes de tudo é preciso entender o que é ansiedade, quando ela se torna um problema, quais são os principais sintomas e os tratamentos.
A ansiedade em si não é uma doença, mas um fenômeno que pode nos beneficiar ou nos prejudicar, dependendo das circunstâncias e intensidade.
Os sintomas são similares ao medo e deixam a pessoa em estado de alerta, despertando o instinto de sobrevivência e a capacidade de adaptação a uma situação nova. A diferença do medo para a ansiedade é que, na ansiedade, os sentimentos do medo são antecipados a uma situação real de perigo.
Essa reação é experimentada por muitas pessoas no dia a dia antes de situações naturalmente mais estressantes: falar em público, datas importantes, véspera de provas, dentre outros. No entanto, quando essa sensação se torna frequente e intensa, trazendo prejuízos para a qualidade de vida, ela pode ser considerada patológica.
Como saber que a ansiedade se tornou um problema?
Os Transtornos de Ansiedade incluem, de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM-5, indivíduos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas a esses sentimentos.
Se o medo e a ansiedade são persistentes e seus episódios surgem fora de situações onde há perigo real, impedindo atividades rotineiras e gerando sintomas físicos, é o momento de buscar ajuda profissional.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Os sintomas da ansiedade podem ser desde sensações subjetivas de medo, até pensamentos incontroláveis e sintomas físicos. Esses sintomas desencadeiam a liberação de noradrenalina e cortisol, que preparam o organismo para reagir.
Alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade são:
- Preocupações, tensões ou medos exagerados;
- Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
- Pavor depois de uma situação muito difícil.
Veja também:
Psicólogo ou Psiquiatra: quais as diferenças entre eles?
Como anda sua saúde mental?
Qual médico devo procurar para tratar a ansiedade?
A ansiedade pode ser diagnosticada por um Psiquiatra ou por um Psicólogo. A diferença entre os dois profissionais é: um pode receitar remédios e o outro não.
Quando a ansiedade precisa ser tratada com medicamentos, é preciso que o paciente seja atendido por um Psiquiatra. No entanto, o uso de medicamentos não dispensa o acompanhamento psicológico que será feito por um Psicólogo.
Quando a ansiedade é diagnosticada por um Psicólogo e há necessidade de uso de medicamentos, o profissional encaminha o paciente para uma consulta com um Psiquiatra. Além de medicamentos e acompanhamento psicológico, podem ser indicadas terapias alternativas e mudanças nos hábitos de vida do paciente.
Com algumas semanas de tratamento o paciente já começa a se sentir melhor e retorna às duas atividades rotineiras. Para isso, a ajuda especializada é fundamental. Se você precisa de ajuda para tratar a ansiedade, pode agendar um horário com Dr. Gustavo Pecolo ou Dra. Larissa Silva, respectivamente Psiquiatra e Psicóloga da PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro.