A atuação do Psiquiatra e do Psicólogo são parecidas, por isso é normal surgir a dúvida sobre qual profissional procurar nos momentos de angústia.
Afinal, qual a diferença entre o Psiquiatra e o Psicólogo?
Os dois profissionais trabalham o desenvolvimento humano e podem, inclusive, trabalhar juntos, pois seus campos de atuação são complementares. Existem diversas diferenças nas possibilidades profissionais de atuação, mas nosso objetivo é ajudar a diferenciar a atuação clínica de ambas as profissões.
Psiquiatra
É um médico que entende o funcionamento do cérebro e como alterações em outros órgãos podem afetá-lo. O senso comum diz que a diferença é que Psiquiatra pode receitar remédios (e ele pode mesmo), mas essa não é a única diferença entre os dois profissionais.
Os Psiquiatras possuem maior conhecimento sobre a biologia e neuroquímica, podendo diagnosticar doenças endógenas – aquelas que vêm de dentro.
Psicólogo
Este profissional é especializado em comportamento. Ele trata os estados e processos mentais do comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente físico e social. Através de conversas e observações de comportamentos, o Psicólogo trata o paciente ajudando-o a compreender e enfrentar os seus problemas.
Mas e aí, qual profissional devo procurar?
Não existe resposta certa, o importante é procurar ajuda quando algum problema começa a atrapalhar atividades e a relação com o dia a dia, com o estudo, trabalho ou com pessoas queridas.Os dois profissionais utilizam a psicoterapia para tratar o paciente e é muito comum que o trabalho seja feito em conjunto. Um Psiquiatra pode recomendar tratamento psicológico, assim como o Psicólogo pode suspeitar de um transtorno psiquiátrico e encaminhar o paciente para um Psiquiatra.
E aí, conseguiu entender a diferença entre os dois profissionais? Se você está precisando de suporte psicológico, a PopClini – sua clínica popular em Porto Seguro – possui Psicólogo e Psiquiatra em seu quadro. Agende já o seu horário!