Você sabe para que serve a pomada ginecológica? Também chamada de creme vaginal, em geral, são antibióticos ou antifúngicos usados para tratar infecções vaginais causadas por bactérias e fungos.
Essas infecções vaginais têm causas variadas, desde maus hábitos como a má higiene íntima ou uso de roupas apertadas, má ventilação da região, como outros fatores mais complexos, como desequilíbrio hormonal ou alteração na flora vaginal.
O uso de pomadas busca amenizar sintomas dessas infecções, como coceira, corrimento, vermelhidão, inchaço ou dor. Mas como existem diversos tipos de cremes e pomadas vaginais, é preciso entender quais são os sintomas e condições de cada infecção e isso deve ser feito por um Ginecologista. Na PopClini, sua clínica popular em Porto Seguro, você pode agendar um horário com Dr. Pedro Augusto de Carvalho.
Leia mais
Quando preciso ir ao ginecologista?
Corrimento vaginal: o que pode ser?
Flora vaginal
Apesar de ser indicado para tratar sintomas, o uso de pomadas ginecológicas sem orientação médica pode causa desequilíbrios que prejudicam a saúde da mulher. Isso porque a mulher naturalmente possui bactérias na sua flora vaginal e usar medicamentos sem indicação médica pode interferir nesse ambiente de forma negativa.
Uso mais comum da pomada ginecológica
Como já explicamos, as pomadas podem tratar infecções fúngicas ou bacterianas, por isso é fundamental buscar orientação médica antes de iniciar o tratamento.
A vaginose bacteriana, por exemplo, é uma infecção causada por bactéria e o seu tratamento é feito com um creme antibiótico. Já no caso da candidíase, uma infecção muito comum e causada por fungos, é necessário um tratamento com pomada antifúngica.
Portanto, não se automedique! Se está com algum incômodo na região íntima, agende aqui uma consulta com Dr. Pedro Augusto de Carvalho.
E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Mande para gente nos comentários!