Foi através da vacinação em massa de populações que muitas doenças deixaram de ser problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
1 – As vacinas fortalecem nossa imunidade.
Quando nosso corpo é contaminado pela primeira vez por um corpo estranho (antígeno), o sistema imunológico produz anticorpos para combatê-lo, mas no primeiro contato essa produção não é rápida o suficiente para evitar a doença. É assim que a vacina funciona: é feita uma simulação de doença infecciosa que causa várias reações do sistema imunológico. Essas reações deixam o corpo em estado de proteção, pronto para combater melhor o corpo estranho causador da doença para a qual a vacina é destinada.
2 – Vacinas só são aplicadas em populações após muitas pesquisas e testes.
Para ser liberada para uso em seres humanos todas as vacinas passam por testes clínicos para garantir sua segurança e eficácia. Esse processo leva anos para ser concluído e qualquer vacina que possa causar muitos efeitos colaterais indesejáveis é reprovada.
3 – Vacinas transformaram a história da humanidade.
Doenças como sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo, eram muito comuns no passado, mas hoje pouco se ouve falar delas. A maioria das doenças para as quais foram desenvolvidas vacinas podem se tornar graves e até causar morte. Antes da população ter acesso às vacinas, muitas pessoas morreram.
4 – Reações adversas às vacinas são muito raras.
Assim como qualquer medicamento, há riscos de efeitos colaterais com as vacinas, mas eles são muito baixos e esses casos são muito limitados para impactar o benefício que as vacinas trazem para uma população.