Nem sempre damos a devida importância a sinais de que o couro cabeludo não está saudável. Se você se identificar com algum dos sinais listados ou tem algum sintoma que causa incômodo no couro cabeludo, procure um Dermatologista.
Na PopClini, a sua clínica popular em Porto Seguro, marque uma consulta com a nossa médica especialista em Dermatologia, que cuida da prevenção, diagnostica e trata dos problemas do couro cabeludo e dos cabelos. É uma das poucas na cidade com Título de Especialista (RQE).
Neste artigo, aprenda a identificar 3 sinais de que seu couro cabeludo não está saudável. Vamos a eles?
Dor no couro cabeludo e queda de cabelo
Ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo são as queixas comuns da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia. A sensação é descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação. A intensidade é variável e mulheres são duas vezes mais acometidas com o problema.
Sua causa é desconhecida e provavelmente se deve a múltiplos fatores. Estudos já observaram vasos dilatados no couro cabeludo dolorido, por isso sugere-se a relação com um neuropeptídeo vaso dilatador, chamado de substância P.
O tratamento é feito com xampus, loções e até medicamentos orais, que trazem alívio e bem estar para o paciente.
Vermelhidão no couro cabeludo
Vermelhidão e descamação no couro cabeludo – e também em áreas da face e atrás das orelhas – podem ser sinal de dermatite seborreica. Outros sintomas, como oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas (caspas), escamas amareladas e oleosas que ardem, coceira e perda de cabelo também podem ocorrer.
A dermatite seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo e tem caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Sua causa não é totalmente conhecida, mas sabe-se que ela não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia e tampouco perigosa.
O tratamento é feito com xampus específicos, cremes/pomadas também com antifúngicos e, eventualmente, medicamentos orais.
Foliculite no couro cabeludo
A foliculite é caracterizada pelo aparecimento de bolinhas vermelhas e inflamadas nos folículos pilosos do couro cabeludo. Mais comum entre os homens, o problema causa incômodo, como coceira e sensibilidade e pode deixar marcas, como cicatrizes, queloides e manchas na pele.
A foliculite é uma inflamação que pode surgir por diversos fatores, como transpiração excessiva, oleosidade natural, falta de higiene adequada, atrito causado por chapéus e bonés, uso de produtos além de o uso de produtos de cabelo inadequados.
O tratamento é feito com sabonetes específicos, pomadas e até antibióticos de uso oral.
E aí, identificou algum desses sinais em você? Tem alguma dúvida sobre esses sinais? Conta para a gente nos comentários!